domingo, 12 de abril de 2009

Duas feras lançando discos novos.

Podemos considerar este mês de abril como abençoado, pois dois monstros sagrados do rock estão com discos novos. No início desta semana saiu "Fork In The Road", o novo trabalho do canadense Neil Young. Aos 64 anos idade e uma brilhante carreira desde 1968, quando entrou para o Buffalo Springfield (uma das mais influentes bandas do folk rock californiano).

Depois disso, começou uma carreira solo com sua banda de apoio, o Crazy Horse. Em 1970 entrou para o Crosby, Stills, Nash & Young e gravou o álbum clássico "Déja Vu". Apesar de integrante do CSNY, Neil Young continuou sua brilhante carreira solo, com uma série de álbuns indispensáveis. Ele foi fonte de inspiração da geração grunge e da geração indie noise dos anos noventa, como Sonic Youth, Buffalo Tom e Superchunk. Um crítico americano recentemente o chamou de "músico inquieto" e comparou sua velocidade em criar novas músicas com a urgência dos blogueiros na internet ao citarem notícias.

Depois de investir duramente contra o governo da guerra, do ex- presidente americano George W. Bush, em seus álbuns "Living With War" de 2006 e "Chrome Dreams II" de 2007, Neil Young reaparece com "Fork In The Road", um disco que tem seu foco na crise ambiental e principalmente na econômica.


Uma das inspirações desse disco também foi o tema carros, pois diante de toda essa crise da indústria automobilística americana, o compositor resolveu escrever um disco cujo tema central são os carros. Uma das inspirações foi um projeto chamado LincolnVolt, ao qual Neil Young se dedica há algum tempo e tem o objetivo de transformar seu carro, um Lincoln Continental de 1959 movido a gasolina, num carro elétrico. Neil sempre foi um apaixonado por carros, já cruzou a América com seu Lincoln. Musicalmente, o fã de Neil Young encontrará muito daquelas guitarras distorcidas, influências de blues e até mesmo suas geniais baladas.


E o mestre Bob Dylan chega o seu 33º álbum de estúdio, que sairá oficialmente no final de abril. No inicio deste mês, ele disponibilizou por um dia e gratuitamente em seu site www.bobdylan.com, a faixa "Beyond Here Lies Nothin´" de seu novo disco "Together Trough Life". Segundo Dylan, esse novo trabalho é bem diferente do anterior "Modern Times" de 2006, e discute a questão "amor", os perdidos, os encontrados os relembrados, etc... Musicalmente a fonte continua sendo o country folk e o blues.


Dois grandes músicos foram responsáveis pelos arranjos do disco, o guitarrista Mike Campbell (que toca na banda de Tom Petty & The Heartbreakers) e o acordeonista David Hidalgo (integrante da banda Los Lobos). Ainda de acordo com Dylan, esse é um disco mais introvertido nos moldes do álbum "Blood On The Tracks", de 1975. Para gravar "Together Trough Life", Bob Dylan fez questão de uma sonoridade de estúdios que lembrassem a década de 50, como os Estúdios da Sun Records (onde gravaram Elvis e Jerry Lee Lewis, dentre outros) e da Chess Records (onde gravavam Chuck Berry e Bo Didley).


Dylan quis fazer algo com um resultado sonoro mais para o sistema analógico (processo de gravação que utilizava fitas magnéticas) e rejeitou os modernos estúdios digitais. Enquanto Neil Young se concentrou na crise econômica mundial, Bob Dylan resolveu falar de amor e recentemente numa entrevista em site declarou que " a inspiração não é coisa muito fácil e indiferente de onde você a encontre, agarre-se nela."

Nenhum comentário:

Postar um comentário