terça-feira, 23 de junho de 2009

Pasquim - 40 anos depois.



Título: PASQUIM - EDIÇÃO COMEMORATIVA 40 ANOS (Desiderata)

Autores: Millôr Fernandes, Jaguar, Sérgio Augusto, Ziraldo, Chico Caruso, Henfil, Fortuna, Redi e outros.

Número de páginas: 40

Data de lançamento: Maio de 2009

Sinopse: Coletânea de capas do jornal O Pasquim, escolhidas em comemoração aos 40 anos de seu lançamento.

O Pasquim, jornal revolucionário lançado na década de 1960, foi um importante veículo de combate à censura e à ditadura da época. Por meio de seus textos afiados e dotados de extremo bom humor, o periódico tornou-se um marco na imprensa brasileira.

Mas nem só de textos viveu o jornal. Seus desenhos e caricaturas foram igualmente importantes na consolidação de sua fama. O livro da Desiderata reúne 32 capas e alguns outros desenhos de uma equipe que fez história.

A arte das capas é imperdível. Com um time que inclui Millôr, Henfil, Jaguar e Ziraldo, o resultado é impressionante. Difícil não rir com as grandes sacadas dessas feras do jornalismo e do desenho e com as piadinhas de Sig, o ratinho que se tornou mascote do Pasquim.

As capas eram feitas tanto com base em desenhos como em fotografias, mas o resultado era sempre inteligente e ousado. Basta ver a arte que ilustra a contracapa para entender a força das charges do jornal.

Esta edição especial é uma ótima porta de entrada para quem não conhece o periódico e tem interesse em saber um pouco mais sobre o porquê da sua importância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário