sábado, 13 de junho de 2009

Mulher que inspirou ‘Lucy in the sky with diamonds’ está gravemente doente


Lucy Vodden tem doença que afeta o sistema imunológico.
Filho de John Lennon está tentando ajudar a amiga de infância.


Lucy Vodden, a garota que inspirou a música “Lucy in the sky with diamonds”, lançado pelos Beatles em 1967, está gravemente doente. Atualmente com 46 anos, ela foi diagnosticada com lúpus, doença que afeta o sistema imunológico. Ao saber da notícia, Julian Lennon, filho de John Lennon, entrou em contato com a amiga que não via há tempos.


Os dois se conheceram durante a infância, há mais de 40 anos. E a canção clássica dos Beatles surgiu quando Julian chegou da escola com um desenho e disse ao pai: “Essa é a Lucy no céu com diamantes” (título da canção, em português). O tipo de frase fofa que muitas crianças de 3 ou 4 anos produzem, mas nem todos tiveram um pai como John Lennon, que usou a frase para a lendária canção que acabou se transformando em marca registrada do álbum “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band”.

"Julian entrou em contato comigo do nada, quando soube que eu estava doente, e disse que queria me ajudar”, conta Vodden. Lennon, que vive na França, mandou à velha amiga flores e vale compras que ela pode usar para adquirir plantas, já que cuidar de seu jardim é uma das poucas atividades que ela ainda pode ocasionalmente fazer. Os dois continuam em contato, basicamente por mensagens de texto.



“Eu não sabia no início como me aproximar dela. Eu queria pelo menos mandar uma mensagem. Aí soube que ela amava cuidar do jardim e pensei que poderia ajudar em algo que ela gostasse muito de fazer. Queria que ela voltasse a sorrir”, contou Julian Lennon.



Quanto à canção, Vodden afirma que aprecia ter inspirado-a, mas que não liga muito para isso. Na época, houve muitas especulações sobre uma associação da letra ao LSD, por causa das iniciais do título. Além disso, ela tinha apenas quatro anos na época, e não viveu a era psicodélica de “Sgt. Pepper’s”.



“Não tem muito a ver comigo esse tipo de música”, afirma Vodden, descrita como “a garota dos olhos caleidoscópicos”. “Quando adolescente, cometi o erro de contar a um casal de amigos que eu era a Lucy da música. Eles disseram: ‘Não é você, meus pais disseram que ela é sobre drogas’. Eu não sabia o que era LSD naquela época, então fiquei quieta, na minha.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário