quinta-feira, 30 de julho de 2009

O Leão da Montanha, gente fina...



O Leão da Montanha foi um personagem de desenho animado que apareceu pela primeira vez em 1959 num dos episódios de Pepe Legal, roubando uma ovelha. Depois apareceu num episódio com Bibo Pai & Bobi Filho (Augie Doggie & Doggie Daddy) e também com Olho-Vivo & Faro Fino (Snooper & Blabber) num dos segmentos de The Quick Draw McGraw Show. Pouco tempo depois no dia 30 de janeiro de 1961, Zé Colméia (Yogi Bear) conseguiu ter seu próprio espetáculo e desta forma o Leão da Montanha conseguiu chegar ao estrelato com o seu próprio segmento, juntamente com o segmento do Patinho Duque, dentro de The Yogi Bear Show. O segmento do Leão da Montanha teve 31 episódios de 7 minutos aproximadamente cada.

Muitos críticos ficaram intrigados, desde a sua criação, pelo fato de um Leão da Montanha ter a cor rosa, mas isso foi explicado mais tarde pelos seus criadores que queriam um leão bastante amigável e civilizado e para não ser confundido com uma fera selvagem resolveram mudar sua cor. Uma outra razão era porque o Leão da Montanha havia sido criado com um personagem secundário, mas devido as circunstâncias e também seu sucesso perante o público acabou se tornando uma das principais atrações.

Originalmente a voz do Leão da Montanha foi provido por Daws Butler que se inspirou no ator Bert Lahr, que ficou famoso pela sua intepretação do leão, no filme O Mágico de Oz, uma produção de 1939. Daws Butler era tão bom imitador de Bert e inclusive chegou a fazer um comercial dos Cereais Kelloggs imitando a voz de Bert, que por sua vez acabou processando e o comercial teve que colocar em seus créditos o nome de Daws Butler para ninguém imaginar que a voz era de Bert Lahr. Evidentemente com a dublagem essas características desapareceram, mas Chico Borges deu ao Leão da Montanha uma voz também tão característica, que acabou se tornando um grande sucesso.

O Leão da Montanha também apareceu em caixas de lanche e de camisas. Entre 1962 a 1963 a Gold Key publicou um comic book, mas o personagem nunca chegou a encher os cofres da Hanna-Barbera. O Leão da Montanha também apareceu na cor laranja em alguns episódios posterioress com o nome de Snaggletooth que era o primo do Leão da Montanha (Snagglepuss). Depois do encerramento de The Yogi Bear Show, ele apareceu numa outra série da Hanna-Barbera chamada "Yogi´s Gang" em 1973, também como co-anfitrião em "Scooby´s All-Star Laff-a-Lympics" em 1977 e "Scooby´s All-Star" de 1978.
Esteve presente também em "Yogi´s Treasure Hunt" em 1985 e em "Yo Yogi!" em 1991.

Charmoso, elegante e com muito estilo, morava numa caverna que tentava constantemente tornar a mais agradável possível , mas, independentemente do que fizesse sempre acabaria pior do que quando ele havia começado. Em alguns episódios, o Leão da Montanha era perseguido por um personagem secundário chamado Major Menor (Major Minor), que era um caçador bem baixinho e atrapalhado, que queria a cabeça do leão para expor em sua sala de troféus. As perseguições do Major Menor lembrava muito a de Hortelino Troca-Letras ao Pernalonga, mas isso não representava muito problema para o Leão da Montanha, pois ele era dotado de grande jogo de cintura, um especialista em sair de situações complicadas, ou melhor, sair correndo fugindo da confusão.

Toda vez que o Leão da Montanha se via encurralado, ele colocava os braços e as pernas na posição de quem vai sair correndo e gritava "saída pela esquerda!" ou que também podia ser para a direita, para cima ou para baixo, conforme a circunstância. O personagem também demonstrava grande conhecimento das artes e vivia fazendo citações de William Shakespeare, além de outras tiradas como "Pelas barbas do Profeta", que ia mudando a cada desenho de Profeta para Neturno e assim por diante. No Brasil, os desenhos desse personagem são transmitidos desde a década de 60 e mesmo atualmente ainda são reprisados em alguma emissora, fazendo grande sucesso. A dublagem brasileira pela AIC-São Paulo contou com as vozes de Chico Borges, como Leão da Montanha e Roberto Barreiros como o Major Menor, porém alguns episódios foram novamente redublados na década de 90.

Vozes:

Snagglepuss (Leão da Montanha) - (Daws Butler) (Chico Borges)

Major Minor (Major Menor) - (Don Messick) (Roberto Barreiros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário