terça-feira, 28 de julho de 2009

Curiosidades do Futebol

- O Bangu foi campeão carioca em 66, fazendo 52 e dois gols e tomando 8.

- Numa final da Taça Guanabara em um jogo do Mequinha - com apenas 18 torcedores - contra o Botafogo com um público de 110 mil pessoas, vitória do Botafogo na prorrogação por 1 x 0. O tempo normal havia terminado em 2 x 2. Todos os gols do Botafogo foram marcados pelo Paulo César, que depois virou Paulo César Lima e terminou a carreira como Paulo César Caju.

- De 18 de maio 77 a 07 de setembro de 77, Masarópi, goleiro do Vasco ficou sem tomar gols. Foram 1816 minutos. Recorde mundial reconhecido pela FIFA que o homenageou por isso. Naquele ano, o Vasco da Gama foi campeão carioca ganhando os dois turnos. Fez 29 jogos, e tomou apenas 5 gols, sendo que durante todo o segundo turno o time não levou um gol sequer.
A propósito de Vasco da Gama o time tem os três maiores artilheiros do campeonato brasileiro, sendo que Roberto marcou 190 vezes.

Por Henrique Cesar Pinheiro.

- O Orion Futebol Clube foi fundado em outubro de 1929 por jogadores dissidentes do Fortaleza Esporte Clube, liderados pelos irmãos Machado (Moacir, Jandir, Juraci e Caranã). No ano seguinte, conquistou com facilidade o Torneio Início e também o Campeonato Cearense. Neste último, ainda teve o artilheiro da competição: o atacante Zezé, com 11 gols marcados. O título fora obtido no dia 1 de junho de 1930, na vitória do Orion por 2x1 sobre o Ceará Sporting Club, com gols de Juracy e Pirão para o Orion, descontando Farnun para o Ceará.

O Orion foi novamente campeão do Torneio Início em 1931. Entretanto, parte dos jogadores que fundaram o clube foram reincorporados pelo Fortaleza, ocasionando, no ano seguinte, o encerramento das atividades do clube.

Estaduais

Campeonato Cearense: 1930.
Vice-Campeonato Cearense: 1931.
Torneio Início: 2 vezes (1930 e 1931).

Por Alberto de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário