quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Música e futebol

Quando Alberto Luiz compôs "Balada Nº 7", a idéia era homenagear o jogador Ipojucan do Palmeiras. Só que quando Moacyr Franco a ouviu, na mesma hora falou: "Alberto, esta canção é a cara do Garrincha!". Pra concretizar o destino definitivo da canção, ao ser executada pelo Apolinho (Washington Rodrigues) na Rádio Globo, ele a chamou de "Melô do Garrincha.(Balada N.07).

******** ******* *********

Lamartine Babo


Além da maioria dos hinos dos clubes brasileiros, foi também autor de grandes sucessos, mas apesar de toda esta genialidade, uma menininha o enganou ao lhe inspirar a canção Serra da Boa Esperança, seu maior sucesso.

A música foi composta em homenagem a uma mulher da cidade de Dores de Boa Esperança em MG com a qual ele se correspondia por carta há um ano sem saber que se tratava de uma menina, Nair, filha de seu dentista que pegara seu endereço no arquivo do pai e escrevia cartas para ele como se fosse uma adulta apaixonada.

********* ********** **********

Em 1914 num jogo Brasil e Argentina, o Brasil fez uma a zero e logo depois a Argentina empatou com um gol de mão. Três jogdores da Argentina foram até o árbitro, juntamente com o bandeirinha e informaram que o gol fora irregular. O juiz anulou o gol e os quatro foram aplaudidos de pé no estádio.

******** ********** **********

Em 1962, na Copa do Chile, o Brasil perdia de 1 a zero para Espanha quando Nílton Santos fez falta dentro da área, marcada pelo árbitro. Este correu para o local da falta para verificar se fora penâlti. Enquanto corria, Nílton Santos deu dois passos para fora da área e o juiz deixou de marcar o penâlti. Ganhamos de 2 x 1.

********
Na mesma competição, o Brasil jogou contra o Chile e venceu por 4x2.
O Garrincha depois de apanhar muito da zaga chilena, deu um leve pontapé na bunda de um adversário e foi expulso. A partida seguinte seria a decisão contra a Checoslováquia. Caso fosse confirmada a expulsão do Garrincha o Brasil ficaria desfalcando dele e do Pelé que já não disputava mais a Copa por conta de uma contusão logo na segunda partida. Conta-se que para não correrem este risco, os cartolas brasielrios sequestraram o juiz do jogo Brasil e Chile para que ele não entregasse a súmula, na qual constava a expulsão do Garrincha. O juiz apareceu e entregou a súmula somente depois da final.

Resultado: Brasil campeão.

******** ********* *********

Aos 18 anos, jogando pelo CSA de Alagoas como meia-armador, Djavan resolveu largar o futebol e se dedicar inteiramente à música. Se tivesse continuado, hoje já teria encerrado a carreira e nós teríamos perdido pérolas de nossa música popular contemporânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário